Indicador de Consumo de Energia Elétrica

O gráfico abaixo apresenta o indicador de consumo de energia elétrica produzido pelo FGV CERI em suas três versões: COVID (MM7), Mensal e Trimestral.

O gráfico abaixo possui algumas funcionalidades:

  1. É possível verificar as informações de uma observação apenas repousando o mouse em um ponto da curva.
  2. Além disso, é possível filtrar uma ou mais curvas por vez pressionando o mouse no respectivo quadrado da legenda (segurando a tecla SHIFT para selecionar mais de uma curva por vez). Para desfazer a seleção, basta dar um duplo clique em qualquer um dos quadrados.
  3. Para selecionar o período de observação dos dados basta, no segundo gráfico (inferior), selecionar uma janela de tempo clicando e arrastando o mouse para que a janela temporal se mova no gráfico superior. Para desfazer a seleção, basta dar um duplo clique no gráfico inferior.
  4. Por último, os resultados do gráfico podem ser salvos no botão "..." ao lado direito da legenda.






Indicador COVID

O Indicador de Consumo de Energia Elétrica em sua versão COVID é um indicador de consumo de energia elétrica expresso em média móvel semanal que exclui (controla) o efeito de fatores fortuitos, como sensação térmica, efeitos calendário e efeitos sazonais. O objetivo é auxiliar na identificação do efeito da pandemia no consumo de energia elétrica e, consequentemente, na atividade econômica. Ele não substitui indicadores tradicionais, como IBC-br e PIB, porém podem auxiliar com um retrato mais imediato da atividade econômica devido a tempestividade dos dados utilizados. Nas abas a seguir, construímos uma série temporal longa para ilustrar como o indicador se comporta vis à vis a atividade econômica. Este trabalho foi inspirado por Cicala, 2020. O indicador é apresentado para cada submercado em uma versão diária e na versão "Posto", em que se observa apenas o consumo de energia elétrica entre 11h e 17h.

Ler artigo com a metodologia.


The Covid Electricity Consumption Indicator is a weekly moving average of electricity demand adjusted for the factors that usually accounts for a high share of load variability, such as thermal sensing, seasonal and calendar effects. It contributes to a better understanding of the impact of the pandemic on electricity and demand and also on the economy, with some limitations. It does not substitute traditional indicators such as IBC-br and PIB, but helps with a more immediate portrait of the economic activity, given the short-term correlation between electricity demand and economic activity and the timing of electricity data availability. The following tabs present a longer series as an illustration of the indicator vis a vis economic data. This work was inspired in Cicala, 2020.

Read paper with methodology.